top of page

Reabilitação Neuropsicológica

A reabilitação neuropsicológica refere-se a um processo de intervenção que tem como objetivo auxiliar o paciente com dano cerebral ou déficits cognitivos a minimizar as dificuldades funcionais, decorrentes à patologia subjacente, utilizando diferentes estratégias de intervenção que visam restituir, melhorar ou compensar os déficits cognitivos e seu impacto no âmbito comportamental, emocional e social   auxiliando o paciente a obter máxima adaptação ao seu ambiente e maior nível de qualidade de vida possível.



Os Programas de Reabilitação são elaborados de forma individualizada, de acordo com as características de cada caso e incluem atividades com o paciente, orientações a familiares e cuidadores.

O neuropsicológo geralmente atua em pareceria com outros profissionais (como fonoaudiólgos, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, etc) integrando uma equipe multiprofissinoal.

Principais aplicações:



 

DANO CEREBRAL ADQUIRIDO

Atividades de neurorreabilitação com foco em distúrbios decorrentes a dano cerebral adquirido, como traumatismo cranio-encefálico, acidente vascular cerebral (derrame), neurocirurgia para retiradas de tumores, etc.

DEMÊNCIAS

Atividades de estimulação com uso de memória residual, uso de estratégias compensatórias, atividades de ativação da atenção e concentração, treino em atividades básicas da vida diária, manejo de comportamentos desadaptativos, atividades ocupacionais, orientação à familiares/cuidadores.

Mariana Ricardo dos Santos Schneider

​Neuropsicóloga

CRP: 08/11206

© 2013 Medical Clinic.

bottom of page